quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ponferrada

Uma cidade que vi apenas de passagem mas que merece uma visita não só para conhecer os lugares que certamente são bonitos, mas para rever Célia, uma amiga de Caminho!

     Ponferrada é uma cidade maior do que eu pensava e lá aconteceram coisas que marcaram o meu Caminho.
     Precisei apertar um pouco o ritmo para estar na quarta ou quinta em Santiago, pois queria passar uns dois dias naquela cidade. De Santo Domingo tomei um ônibus e segui para León, que é um local que eu gostaria de visitar. Cheguei na cidade quase no fim do dia e vi nos horários da estação que se eu passasse a noite lá eu teria problemas com os horários dos ônibus para o dia seguinte e acabaria atrasando um dia no meu Caminho. Resolvi pedir mais informações a um rapaz de uniforme que pensei que fosse o segurança da estação, explicando mais ou menos a situação, e ele, muito gentil, respeitoso e educado, como todos que encontrei no Caminho, me disse que não haveria ônibus que saísse cedo no dia seguinte, levando-me ao balcão de venda de passagens para confirmar se a informação era correta. A única informação certa que ele tinha para me dar era que sairia um ônibus para Ponferrada às 20:30 da noite daquele mesmo dia. Não queria pegar este ônibus pois iria chegar tarde na cidade e até procurar um "hotelito" (como ele mesmo disse), iria ficar muito tarde, mas se eu quisesse ficar realmente dois dias em Santiago, teria que ir.
      Este rapaz foi tão pronto em me ajudar que sentou ao meu lado nos bancos da estação para ligar para uma pessoa e perguntar o nome de um hotel/hostal para mim. E foi nesse momento que descobri que ele não era o segurança da estação mas o motorista da linha de ônibus que me levaria para Ponferrada! Quando sentamos vi outras duas mulheres, já sentadas, e este motorista começou a conversar com uma delas, Célia, e entendi que ela se prontificava a levar-me da estação ao hotel que eles conheciam. Lógico que o problema era meu mas, naquele momento, parecia que era um problema que eles precisavam resolver. É incrível a disponibilidade das pessoas que encontrei durante o Caminho em ajudar os peregrinos!
     Quando chegou a hora, Célia, sua filha Célia Maria e eu tomamos o ônibus que nos levou a Ponferrada em duas horas, mais ou menos, de caminho. Chegamos na cidade às 22:10 e Célia estava preocupada em não me deixar sozinha e me dizia, levando-me ao hotel: "Não se preocupe pois se não tiver vagas neste hotel você vai dormir na minha casa. Na rua você não fica"! Apenas duas horas que eu a conhecia e ela já me levaria para dormir em sua casa para que eu não tivesse problemas! Aquilo me fez pensar muito, pois será que eu teria feito a mesma coisa para ajudar uma pessoa em dificuldades num país estrangeiro?
     Quando chegamos ao hotel, Célia entrou comigo e disse ao proprietário que estava procurando um quarto para mim, da mesma forma como fazemos com uma criança que pegamos na mão para ajudar. Ela queria ter a certeza de que eu tivesse um quarto para dormir, em segurança. Estava tudo resolvido e fui com ela à calçada, para me despedir de uma pessoa que com certeza não esquecerei.





  


Carro da procissão da Semana Santa na frente da igreja de Ponferrada. Quando cheguei, a imagem de Nossa Senhora estava sendo recolocada na igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É IMPORTANTE PARA MIM CONHECER SUA OPINIÃO! DEIXE SUA MENSAGEM!

Nome

E-mail *

Mensagem *